quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Notícias sobre Mídias na Educação

O Curso Mídias na Educação foi criado em 2006 pela SEED/MEC e, a partir de 2009 passou para a coordenação da UAB/Capes. Desde então, o Mídias mudou também seu formato. Antes era dividido em três ciclos: básico, intermediário e avançado. Assim, o aluno ingressava no ciclo básico e poderia cursar os ciclos isoladamente até chegar ao nível de especialização. Mais de 35 universidades federais ofertavam o curso em parceria com o MEC, as Secretarias Estaduais de Educação e as Undimes de cada estado.

Com a migração para UAB/Capes, o Curso Mídias passou a ter uma nova estrutura curricular. Os ciclos básico e intermediário tornaram-se um só curso de Extensão com carga horária de 160 horas. E assim, os professores graduados ou não pode inscrever-se na Plataforma Freire e fazer o curso após uma seleção realizada através de edital das universidades que ofertam o curso.

A FACOM/UFPA oferta o curso Mídias na Educação desde sua implantação em 2006. A turma iniciada naquele ano defendeu o trabalho final em abril de 2010. A certificação dos concluintes já se encontra na PROPESP/UFPA para ser expedida até o final do ano. As turmas de 2007 e 2008 devem ingressar no nível de Especialização no inicio de 2011 após a aprovação do projeto que se encontra tramitando na Câmara de Ensino da UFPA.

Os cursistas egressos da turma de 2008 deverão receber os certificados do ciclo básico e do intermediário a partir de outubro deste ano em cerimônia a ser realizada em seus pólos. Os tutores que orientaram os cursistas do Mídias também deverão receber certificados de Tutoria, expedidos pela FACOM/UFPA. E, ainda este ano acontecerão várias oficinas nos pólos onde ocorreram os encontros iniciais e finais do ciclo básico.

A CTAE/SEDUC e a FACOM/UFPA estabeleceram uma parceria desde a primeira oferta do curso. E a grande maioria dos cursitas do Mídias são professores da rede pública de ensino do Pará.

Esta parceria reestabeleceu-se para que possamos dar continuidade ao Curso Mídias em mais de 20 pólos do Estado. E em setembro próximo iniciaremos novas turmas do Curso Mídias em Educação – Nível de Extensão para aqueles professores que se inscreveram na Plataforma Freire em 2009.

Texto: Aurea Albuquerque (SEDUC/CTAE/PROINFO)
Otacilio Amaral(UFPA)
Denise Mesquita(SEDUC/CTAE)
Fonte:ctaeseducpa.wordpress.com

Nenhum comentário: