terça-feira, 28 de abril de 2015

Seduc define lotação de professores e servidores.


A Portaria 206/2015 da Secretaria de Educação (Seduc PA), assinada pelo secretário de Educação, Helenilson Pontes, na sexta-feira (24), e divulgada nesta segunda-feira(27) no Portal Seduc PA (www.seduc.pa.gov.br), estabelece critérios para a lotação de professores e servidores (apoio administrativo) nas unidades administrativas  e na rede pública estadual de ensino em Belém e interior do Estado para o ano de 2015.

A Portaria obedece à Lei Estadual 8.030, 21 de julho de 2014 -- que dispõe sobre a jornada de trabalho e as aulas suplementares dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Estado do Pará, e referenda a proposta do Governo do Estado na mesa de negociações com o sindicato dos professores. A Portaria será divulgada na edição do Diário Oficial do Estado do Pará desta terça -feira(28).

“A portaria está de acordo com os limites estabelecidos pela Lei 8.030, referente ao limite máximo de jornada e de acordo com a proposta que o Governo do Estado elaborou e apresentou à Justiça e aos trabalhadores da Educação””, afirma o assessor jurídico da Seduc PA,  Fagner Feitosa.

A última proposta apresentada pelos secretários Helenilson Pontes e a secretária de Administração, Alice Viana, em sintonia com a Procuradoria Geral do Estado (PGE),nas negociações com professores na semana passada, abrange: pagamento do piso, o limite de 70 horas de aulas suplementares na jornada, que chega a 284 horas por mês, garantindo assim que a remuneração inicial do professor fique em R$ 5.525,54, podendo chegar a até R$ 8.840,10, se acrescidas de vantagens pessoais. São 44 horas semanais para os professores, totalizando 220 horas mensais, em sintonia com a Lei 8.030.

Para o secretário Helenilson Pontes, a intenção da Seduc PA com a Portaria é disciplinar a jornada de trabalho dos professores e servidores da Seduc PA, de modo a garantir a qualidade de ensino na rede. “Estamos dinamizando o funcionamento das unidades escolares e da própria Seduc.

Então, essa Portaria servirá para que possamos, a partir da lotação dos professores e servidores para o ano de 2015, atendermos com qualidade aos estudantes matriculados na rede pública estadual, porque essa proposta viabiliza uma carga de trabalho compatível com um desempenho mais produtivo dos professores e servidores nas escolas”, afirma o secretário da Seduc PA.



Nenhum comentário: