terça-feira, 30 de novembro de 2010

UCA em Conceição do Araguaia

Nando continuidade ao Projeto Um Computador por Aluno - UCA, nos dias 25 e 26 de novembro na EMEF Maria de Fátima, cidade de Conceição do Araguaia aconteceu o 1º encontro de Formação do Projeto UCA. Com o objetivo de preparar a equipe de professores e gestores das escola para o uso pedagógico inovador das tecnologias digitais e favorecer a estruturação de redes cooperativas de  aprendizagens.


Um dos pilares do Projeto UCA é o Curso de Formação dos professores e gestores das escolas onde o Projeto foi implantado. A formação e acompanhamento das ações do UCA é de responsabilidade dos Núcleos Tecnológicos Educacionais - NTEs, no que se refere a escola Maria de Fátima, está sob coordenação do NTE de Redenção, com a formadora Aparecida.

O inicio da capacitação se deu com todos os professores e corpo administrativo da escola. Na abertura foi feito explanação acerca do que é o Projeto UCA, após essa discussão, o momento tão esperado por parte dos docentes e gestores, foia entrega dos leptops educacionais a cada um dos participantes, com os devidos termos de responsabilidade e autorização do uso da imagem assinados pelos mesmos.


Foi trabalhado com os cursistas a apropriação tecnológica dos leptops, momento cheio de expectativa, em que os participantes da formação puderam matar sua curiosidade, manusear e conhecer um pouco dos programas e ferramentas disponíveis no leptop educacional.

Estava previsto ainda a exploração e cadastramento de todos no ambiente e-proinfo, Plataforma onde acontecerá os momentos a distância do curso. O que não foi possível na escola, devido a mesma ainda não dispor de internet(GESAC).

Na tentativa de fazer o que se propunha nos dois dias de formação, foi pedido emprestado um dos laboratórios da UAB, mesmo assim, não foi possível fazer o cadastramento, devido a internet(GESAC) muito lenta não carregava a página do e-proinfo.

Texto: Aparecida

Nenhum comentário: