quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC - 100h

Roteiro de Execução das Atividades da Unidade II

Atividade 1 – Hipertexto

1.Volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando um pequeno trecho que, na sua opinião, descreva bem o que é um hipertexto. Procure algo que seja bem claro e sucinto.

2. Crie um documento de texto do BrOffice e copie para ele o trecho (ou os trechos) que selecionou. Salve-o em sua pasta pessoal (deve ser /home/seu_nome/).

3. Volte ao hipertexto e procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais.

4. Copie esse trecho para o documento que você está criando no BrOffice. Acrescente, após o trecho copiado, um comentário seu dizendo por que o texto citado chamou sua atenção.

5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso, copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, e é preciso que se diga quem são.

6. Repare que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento, fica em azul e sublinhado. Isso significa que o BrOffice entendeu que este é o endereço de uma página na Internet (ou no seu computador, ou no CD, se estiver navegando pelo CD, sem Internet) e fez deste texto um link para a página original.
Parabéns, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página! Fácil assim, não é? Muito chique isso de ser autor de hipertexto, não é?

7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessante para a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar a aprendizagem?

8.Salve-o em sua pasta e, em seguida, coloque-o em Biblioteca com o tema: o que é hipertexto e subtema: opinião sobre hipertexto



Atividade 2: criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio


Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido.
Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.
Atenção!!!
Esta atividade será levada para a socialização dos trabalhos no encontro presencial final desta unidade.

Atividade 3 - Planejando uma atividade com hipertexto

1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios).
Sugiro que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com freqüência e que tenham interesses similares.
2. Escolhido o grupo, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:
- criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na Internet,
- navegação e pesquisa na Internet,
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.
Se alguma das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola,
pode-se planejar uma atividade relativa à gestão.
O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos a que têm acesso.
3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no BrOffice.org Write na Biblioteca (a Biblioteca: tema “Planejando Atividade com Hipertexto subtema 1.

4. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio (criado na atividade anterior) uma referência a esse planejamento e um link para ele. Lembre-se de que cada coisa nova que produzir deverá ter referência no portfólio.

Atividade 4 - Registro digital da experiência

Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir. Porém, mostrar os resultados de um projeto realizado, em geral, não traduz o que ele tem de mais rico, isto é, o processo como se desenrolou a atividade. Relatem o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Mas é só um modelo, para lá de limitado e incompleto, então sintam-se livres tanto para não usá-lo, como para modificá-lo na medida em que o que vivenciaram sugira. Pontos a constar no registro descritivo do projeto:
1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc. Exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.
2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.
3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade e depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos? Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
5. Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites e páginas da Internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.
7. Poste em Biblioteca material do aluno tema Registro digital da experiência e subtema 1.

OBS.: A melhor atividade será publicada no Portal do Professor.


Atividade 5 - Vagueando pela wikipédia
1.Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/
2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.
3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto, consta na Wikipédia que são agora pouco mais de 400.000 mil artigos, só na versão em português. Impressionante!
4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.
5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Então cadastre-se na Wikipédia e o faça.
6. Produza seus relatos para serem apresentados a turma no momento presencial.

Socialização

1. Cada grupo apresenta seu trabalho em 5 minutos. Outros 5 minutos devem ser dedicados às sugestões e análise dos colegas.
2. As sugestões e comentários devem ser anotados para eventual incorporação ao documento que será publicado no portifólio.

Nenhum comentário: