sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pesquisadora cria aplicativo que auxilia estudo de biologia

Qual a melhor forma de assimilar o conteúdo em um dia de estudos? O tema é abordado pelo aplicativo gratuito Approvado, que pretende apontar ao aluno a melhor técnica para atingir um alto nível de aprendizado. O aplicativo foi desenvolvido pela professora Roberta Ekuni de Souza, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), aluna de doutorado da Universidade de São Paulo (USP).
O Approvado auxilia candidatos a exames no estudo de biologia com técnicas de aprendizagem baseadas em pesquisas da área de neurociência cognitiva. A plataforma também faz parte da tese de doutorado de Roberta. “Queremos comprovar a eficácia da técnica do efeito do espaçamento”, explica. “Por meio de estímulos cerebrais robustos e da manutenção dos conteúdos de biologia, o aplicativo busca comprovar a maior eficácia com o entendimento e assimilação, em diferentes espaços de tempo.”
Outra técnica testada pelo aplicativo é a repetição, com o uso continuo e repetido de exercícios sobre um mesmo tema. “Alunos que estudam em véspera de prova podem até tirar boas notas. No entanto, já foi constatado que após uma semana, parte dos estudos cai no esquecimento”, atenta a pesquisadora.
Com os dados coletados no aplicativo, Roberta Ekuni colabora para a plataforma Retrieval Practice, dos Estados Unidos. No site, estão disponíveis outros estudos sobre práticas de memorização. Para os próximos meses, está previsto o lançamento de uma nova versão em português da plataforma, voltada aos curiosos sobre o tema no Brasil.

Nenhum comentário: