segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Semana de Ciência e Tecnologia

O MEC estará presente à Semana com um estande de mais de 700m², para exposição de projetos desenvolvidos por bolsistas (Foto: Setec/Divulgação)Com o tema Luz, Ciência e Vida, terá início nesta segunda-feira, 19, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento organizado em parceria pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizado simultaneamente em todo o território nacional. Em Brasília, a SNCT ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A abertura oficial ocorrerá na terça-feira, 20, às 15h. O evento, gratuito e aberto à visitação pública, tem como foco promover a aproximação da ciência e da tecnologia com a população. A programação seguirá até o domingo, 26. 
O MEC estará presente ao evento com um estande de mais de 700m². No espaço estarão expostos projetos de pesquisa aplicada financiados com recursos públicos e que são desenvolvidos por pesquisadores e bolsistas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Inovação – O estande também abrigará uma competição de robótica e duas oficinas de inovação – MedHacker e Colmeia. De forma geral, as oficinas contarão com a participação de estudantes dos institutos federais das áreas de informática, engenharias, construção civil e gestão pública. Divididos em equipes, eles terão a tarefa de desenvolver soluções práticas para demandas da sociedade, por meio do trabalho colaborativo.
Em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), o estande do MEC vai oferecer aos visitantes a participação em oficinas gastronômicas e de processamento de alimentos. Durante toda a semana, 17 oficinas serão realizadas, oportunidade para acompanhar as dicas de professores sobre o processo de preparo de alimentos e bebidas.
Dentre as oficinas abertas ao público estão: produção de cerveja com ingredientes do cerrado; cozinha internacional; confeitaria – bombons e trabalhos com chocolate; cozinha internacional do sudeste asiático – thai curry de frango com arroz jasmim; alimentação funcional sem glúten; gastronomia do cerrado; vinho artesanal; oficina de linguiça artesanal; oficina de minimamente processados; oficina de verrine; oficina de fabricação de paletas funcionais.
Números da SNCT – Já foram cadastrados no site da SNCT mais de 1.770 instituições de ensino e pesquisa, estados, municípios, escolas e empresas. No ano passado, 923 instituições participaram do evento. Para este ano está previsto a realização de mais de 18 mil atividades, em quase 500 municípios brasileiros
 
Fonte: mec.gov.br
 

Nenhum comentário: