terça-feira, 26 de maio de 2015

XIX Feira Pan-Amazônica do Livro.

Acontece em Belém a  Feira Pan Amazônica do Livro, com abertura no dia 29 de maio e programação até 7 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Em sua 19ª edição, a Feira traz dois homenageados. Como país, o Japão e como escritor, Ariano Suassuna. As oficinas, seminários, palestras, bate-papos, mostras de cinema, exposições e demais atividades vão girar em torno destes dois homenageados.
Para a cerimônia de abertura da Feira, no dia 29, a partir das 19h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará o repertório em homenagem ao Japão e a Suassuna, trazendo a peça Madame Butterfly, ambientada no Japão, e o movimento armorial, criado por Suassuna para unir o erudito e o popular, além dos hinos do Japão e do Brasil. O grupo de dança Mynion Clube e o grupo de tambores japoneses Kodon também garantem as homenagens já no primeiro dia do evento.

A diretora de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), comenta sobre a diversidade da Feira. “Temos uma programação bem vasta percorrendo a cultura do Japão. Quando homenageamos um país na Feira, o nosso objetivo é exatamente dar essa visibilidade à outra cultura, fazer com que as pessoas possam ter contato com diversos aspectos do país, por meio da literatura, naturalmente, mas também por outras linguagens, como artes e costumes, que são apresentados durante a feira”, comenta.

Na área central estará o estande do Japão, onde será realizada a Cerimônia do Chá, no primeiro final de semana do evento, por um grupo de japoneses. “É uma cerimônia marcante, muito típica da cultura deles”, enfatiza Ana Catarina, lembrando que haverá degustação de chá. O estande do Japão também vai oferecer outras programações como a exposição de bonecas típicas.

O seminário “Japão: arte e cultura” será nos dias 30 e 31, com palestras sobre a integração cultural entre o Brasil e o Japão; culinária japonesa; literatura, poesia e mais informações sobre os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil. À frente dos seminários estarão o cônsul do Japão no Pará, Masahiro Kobayashi; Makiko Akao; Miguel Chikaoka; Amarílis Tupiassu; Vicente Cecim, Lília Silvestre Chaves, entre outros.

Não poderia faltar, para compor o cenário cultural japonês, exposições que retratassem o país. O público da Feira terá disponível durante a semana do evento três exposições sobre o país homenageado: “Japanamazônia – Confluências Culturais”, mesmo tema do livro a ser lançado durante a Feira, com fotografias de Alberto Bitar, Miguel Chikaoka e Paula Sampaio; a exposição dos projetos nacionais Japão-Brasil, realizada pelo Comitê Executivo Brasileiro das Comemorações dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil.

“Temos a honra de recebê-la em nossa Feira, por ser uma exposição itinerante muito requisitada no restante do país”, diz Ana Catarina; e “Sol Nascente – caminhos tropicais”, com pinturas de Flávio Shiró e Tomie Ohtake, estes dois últimos com acervos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).

As oficinas e a mostra de cinema também vão levar ao público um pouco do Japão. “Vamos ter oficinas sobre origami, ikebana, escrita japonesa, entre outras”, revela Ana Catarina. A mostra de anime será realizada durante todas as manhãs.

Para encerrar, no domingo, 7, a Feira vai apresentar o show musical Yui. “É a nova geração da música japonesa, são três jovens instrumentistas que fazem uma música moderna com os instrumentos clássicos do Japão”, explica a diretora de Cultura da Secult.

 Fonte: seduc.pa.gov.br

Nenhum comentário: