quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dicas de preparação marcam a estreia do Proenem Digital.


-->
Segundo semestre do ano, época em que os estudantes voltam o seu foco para os vestibulares e exames na disputa por uma vaga na universidade. Entre eles está o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obrigatório para o ingresso em muitas instituições, como a Universidade Federal do Pará, ou para a habilitação por meio de programas, como o ProUni.
O fato é que a concorrência pela vaga no Ensino Superior é uma realidade, o que exige dos estudantes bastante empenho e dedicação. Para auxiliar nesta etapa importante dos futuros universitários, a Cultura Rede de Comunicação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove o Proenem Digital, que estreou na noite desta quarta-feira (10), pela TV e Portal Cultura.
O programa, que é uma verdadeira revisão dos conteúdos das provas do Enem, iniciou com o professor de Física, George Castro, com esclarecimentos fundamentais sobre a preparação física e mental para a realização da maratona de provas. “Não basta apenas estudar o conteúdo, o aluno precisa cuidar do corpo e da mente, pois são dois dias de provas que vão exigir atenção e preparação redobradas”, ressaltou o professor.
Após as dicas de preparação, foi a vez dos conteúdos de Matemática, com o professor Ricardinho, e Geografia, com o professor Favacho, nas quais os alunos da plateia e de casa acompanharam os assuntos ministrados e fizeram perguntas aos professores. Teve também a participação do professor Erick Hanai, direto de São Paulo, que apresentou os detalhes e o funcionamento da plataforma Geekie Games, que simula uma avaliação, online, o rendimento dos estudantes nas áreas de conhecimento exigidas nas provas do Enem e propõe um plano de estudo personalizado, considerando os pontos fracos e fortes apresentados pelo estudante durante a avaliação.
As aulas irão ao ar de quarta a sexta-feira, às 19h, no período de até o dia 07 de novembro, já que as provas do certame acontecem, em todo o país, nos dias 08 e 09 de novembro. Para o professor Ricardinho, a iniciativa é de grande importância para a preparação dos estudantes que realizarão as provas. “Trabalhamos durante quase um ano na preparação desses conteúdos. Tivemos palestras, cursos e revisamos materiais, tudo para preparar as aulas com qualidade, numa linguagem simplificada, porém trabalhando a ‘regra do jogo’, ou seja, as competências e habilidades exigidas pelo Enem. Isso mostra que a equipe está preparada para o projeto e que o aluno só tem a ganhar, pois poderá fazer a revisão para a prova, tirar dúvidas e rever as aulas pela internet. O projeto é um complemento do conteúdo, é o ‘algo a mais’ para o estudante”, explica.

O diretor do programa, Nassif Jordy, explica que serão ministradas 4 disciplinas por dia com 4 áreas do conhecimento, cada uma com 20 minutos de duração. Além das aulas ao vivo, os estudantes podem assistir aos aulões quantas vezes acharem necessário, acessando o Portal Cultura, onde os vídeos estarão disponíveis.
Os programas serão transmitidos pela TV e Portal Cultura e contam com a participação exclusiva de professores da rede estadual de educação. Os alunos também podem contar com as redes sociais acessando o facebook (https://www.facebook.com/proenemdigital), Twitter (https://twitter.com/proenemdigital) e o canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/proenemdigital).
As aulas irão ao ar de quarta a sexta-feira, às 19h, no período de 10 de setembro a 07 de novembro. “É uma ação muito importante fazer uma revisão dando ênfase nas habilidades e competências exigidas na prova do Enem e compartilhar com estudantes de todo o estado essas aulas“, destaca o professor e integrante da equipe de professores do pro – Enem, Esdras Franco.
Fonte: Ascom/Seduc.

Nenhum comentário: