Atenção cursistas, estamos dando início a Unidade IV -Currículo,
Projetos e Tecnologia, é a última unidade do curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h" , com encerramento em 05/11. Estamos chegando lá!!! Aguardo a contribuição de todos. Abaixo a relação das atividades.
GOVERNO
DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO
DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE REDENÇÃO/PA
Curso
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h
Público:
Professores, coordenadores e gestores das Escolas Públicas.
Profª.:
Erimunda Loiola
Roteiro
de atividades
da Unidade IV – Currículo, Projetos e Tecnologia.
Atividade
1: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Você já vivenciou uma
experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Nessa
atividade, cada
participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou
conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso
de tecnologias.
Orientações
para a atividade 1
- Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
- Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
- Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
- Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
- Poste a atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Socializando experiência com projeto e tecnologias, sub-tema:1.
- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Atividade
2: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de
tecnologias ao currículo
Projetos que propiciem o
desenvolvimento da competência leitura e escritora; projetos
temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou
curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento
do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
Orientações
para a atividade 2
- Explorar os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
- Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor.
- Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
- Postar esta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Plano de aula, sub-tema: 1.
Atividade
3: conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias
ao currículo
- Após a leitura dos artigos indicados:
1.1- ALMEIDA,
M. E. B. e PRADO, M. E. B. B.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. – (Texto está no CD).
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. – (Texto está no CD).
1.2
Prado, M. E. B. B.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação.
Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
2. Apontar as idéias principais,
buscando responder as perguntas:
O que é currículo?
Quais as contribuições das
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as
tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no
âmbito do currículo?
3.Registrar suas respostas com o
uso de editor de texto.
4. Postar a
atividade na Biblioteca, em Material
do Aluno,
tema Conceitos_Curriculo e TIC, sub-tema 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário