Atenção cursistas, o roteiro contendo as atividades relacionadas a Unidade III - Prática Pedagógica e Mídias Digitais, do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, estão abaixo:
GOVERNO
DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO
DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE REDENÇÃO/PA
Curso
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h
Público:
Professores, coordenadores e gestores das Escolas Públicas.
Profª.:
Erimunda Loiola
Roteiro
de atividades
da Unidade III -Práticas pedagógicas e mídias digitais.
Atividade
1
E
leia a entrevista do profº
Lucas Ciavatta,
que se encontra no CD.
Reflita:
Esse
trabalho do Professor Lucas com o Bloco
do Passo
inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E para o trabalho
com tecnologia, traz alguma idéia?
Crie
um texto considerando o seguinte aspecto: cada um dos participantes
do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja
o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante,
delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a
um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido
desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e
experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma
questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os
alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?
Orientações
para postagens:
Poste
na Biblioteca
(material
do aluno). Tema:“Vídeo: Saltos no Tempo” . Subtema: 1.
Atividade
2
Leia
os trabalhos de seus colegas na Biblioteca
(material do aluno) - lista de acervo. Tema:“Vídeo: Saltos no
Tempo” . E comente-os no “fórum Comentários do vídeo Saltos no
Tempo”.
Atividade
3 - Conhecendo repositórios de material digital
Esta
atividade inclui um passeio por alguns sites na Internet e pelo
material que está nos computadores em sua escola para explorar o que
há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares.
Dicas:
Se
esta é a primeira vez que visita o Portal
do Professor,
passeie um pouco pelas diferentes áreas e clique em cada um dos
botões que estão na página inicial. Veja que na seção “Espaço
da Aula”
há sugestões de como criar aulas explorando material digital. Veja
se encontra boas idéias para seu trabalho ali. Pense em algumas
aulas suas que poderiam estar ali para ajudar a outros colegas.
Comente as aulas que gostar.
No
link "Recursos
educacionais"
é possível encontrar produtos interessantes nas diversas áreas. A
classificação destes produtos é feita por professores como nós e,
nem sempre, percebemos todas as possibilidades de exploração de um
produto que criamos. Por isso, você pode encontrar produtos que
interessem a você que não estejam classificados como de sua área
de interesse ou adequados às séries com que trabalha. Explore além
da sua área de atuação e fará muitas descobertas como: a de
encontrar e inventar usos variados para o que está ali. Isso também
é autoria; sempre que inventar uma nova forma de usar algo que está
no portal, coloque lá sua sugestão, certamente vai ser útil a
outros.
Assim
que tiver tempo, explore também um pouco do que há nos dois outros
grupos. No Domínio Público, você encontra uma enorme coleção de
textos literários, de Machado de Assis a letras de músicas de
Chiquinha Gonzaga, passando ainda por literatura infantil e de
cordel, entre outras.
Já
no Rived,
você encontra objetos de aprendizagem para diversas disciplinas. São
produtos hipermídia que, com animações, textos, imagens paradas e
algumas simulações, podem ser utilizadas em aula como elemento
provocador ou para sistematizar conhecimentos. Não deixe de conhecer
o que você tem em sua escola: pode ajudá-lo muito a fazer o
trabalho com alguns conteúdos muito mais simples e interessante.
Saiba
mais:
Cineduc:
http://www.cineduc.org.br/
Programa Cine-educação: http://www.cineedu.com.br/
Kinema: http://www.valeapena.org.br/kinema/
Mnemocine: http://www.mnemocine.com.br/
Beatrix: http://www.beatrix.pro.br/
Programa Cine-educação: http://www.cineedu.com.br/
Kinema: http://www.valeapena.org.br/kinema/
Mnemocine: http://www.mnemocine.com.br/
Beatrix: http://www.beatrix.pro.br/
Petrobrás:
http:www.portacurtas.com.br
Outras
páginas na Internet que trabalham com produção de mídia digital:
Centro
de Mídia Independente http://www.midiaindependente.org/
Rádio Favela http://www.radiofavelafm.cjb.net/1/
Rádio Livre: http://www.radiolivre.org/
Rádio Lê: http://www.ufmg.br/rede.le/radio/
Rádio Favela http://www.radiofavelafm.cjb.net/1/
Rádio Livre: http://www.radiolivre.org/
Rádio Lê: http://www.ufmg.br/rede.le/radio/
Orientações
para postagens: Crie,
no editor de textos, um fichamento de duas aulas ou objetos de
aprendizagem que lhe chamou a atenção e proponha outras formas de
utiliza-las em sua prática diária, e crie links
com
os endereços das páginas que contenha as aulas avaliadas por você.
Postar
na Biblioteca,
com tema: Material digital, subtema:1
Atividade
4- Apresentação hipertextual
Tomando
como base o que você analisou na atividade 3, vamos criar nossa
própria atividade utilizando as mídias digitais que dispomos na
nossa escola, começaremos pelo planejamento:
1.Crie
uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço
inicial”.
2.No
primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a
atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia
digital que escolheu utilizar.
3.Em
um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai
utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser
necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s)
recurso(s) digital(ais) que escolheu, se estiverem na Internet faça
os links necessários.
4.No
terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que
imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais
pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera
que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes
curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver.
Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os
requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão
aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos (links).
Obs.:
Postar
na Biblioteca
(material
do aluno). Tema: Apresentação hipertextual Subtema: 1.
Assista
aos dois vídeos que se encontram no CD “Negros
no Porão”
e
“Pau-Brasil”.
São bem curtinhos e podem trazer boas idéias.
Atividade
5 – Autoria de objetos hipermídia
Planejamos
a nossa atividade, agora é coloca-la em prática.
Nesta
atividade estaremos estudando como trabalhar com várias mídias
(vídeos, fotos, sons, textos).
Sugestões
para a atividade:
Montar
uma apresentação hipermídia, mostrando o resultado do projeto
aplicado em sala de aula, com fotos, imagens, som resultante do seu
trabalho. O foco é sempre a sua prática como professor e como
aprendiz. Nesta apresentação, podem incluir as fotos com o registro
da atividade feita com os alunos.
Obs.:
Postar
na Biblioteca
(material
do aluno). Tema: Autoria de objetos hipermídia. Subtema:1.
**
Não
se esqueça de adicionar as atividades ao seu
portfólio. **
Nenhum comentário:
Postar um comentário