segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Conquista da escola pública paraense.

As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino começaram o ano de 2012 em festa. Dos 10.781 aprovados nos vestibulares da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), 5.511 são estudantes de unidades de ensino do estado, ou seja, 51% dos aprovados nas principais instituições públicas de ensino superior do Pará, são oriundos de escola pública. Os números apontam o sucesso dos estudantes e professores de escolas estaduais que, ao longo do último ano letivo, não pouparam esforços para a conquista do tão sonhado acesso ao ensino superior.

No listão da Ufpa, dos 7.351 aprovados, o quantitativo de 4.055 ingressou por meio de cotas para estudantes que, comprovadamente, fizeram todo o Ensino Médio em escola pública. Na segunda fase do certame da instituição, por exemplo, do total de 72.187 inscritos, cerca de 40 mil candidatos concorreram pelo sistema de cotas. Na maioria dos cursos, a concorrência foi maior entre os cotistas. Para se ter uma ideia, em 11 das 14 engenharias ofertadas pela Universidade a concorrência foi maior entre os estudantes oriundos de escolas públicas, com destaque para o curso de bacharelado em Engenharia Civil, com uma demanda de 19,06 candidatos por vaga.

A Uepa não utiliza sistema de cotas. O certame ocorre em duas formas, por meio do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise). Nessa instituição, foram exatos 1.456 aprovados de escolas públicas estaduais. O número é expressivo e representa 45% do total de 3.175 dos calouros. Segundo o diretor de Acesso e Avaliação da UEPA, professor Delmo Oliveira, é bastante expressivo os números referentes aos estudantes oriundos de escolas públicas que obtiveram êxito no certame da instituição, tanto Prosel como no Prise. Em Belém, a Escola Paes de Carvalho, por exemplo, aprovou 34 alunos. No interior, em Abaetetuba, 84 estudantes da Escola São Francisco Xavier são calouros da instituição.

Além disso, 54% dos aprovados por meio do “Prosel” é de estudantes da Rede Estadual, totalizando 932 calouros. Desses, 62% estão no interior do estado. “A partir desses números é possível perceber que, também no interior do estado, é significativa a política de Ensino Médio do Governo do Estado. Hoje, o jovem que mora no interior não precisa sair de sua cidade e dirigir-se a Belém para estudar”, analisou o diretor.

Ao longo do ano letivo de 2011, muitas escolas organizaram aulas e preparam revisões especiais. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também fortaleceu essa preparação por meio de programas como o Programa de Fortalecimento para o Vestibular (Provest) e o Programa de Fortalecimento do Ensino Médio (Proenem).

De acordo com o secretário de Estado de Educação, professor Cláudio Ribeiro, os números dos vestibulares são uma importante referência para a Rede Estadual. “A Seduc fica muito feliz com esse resultado. Mas é importante que a gente tenha isso como referência. Nós estamos trabalhando há um ano e a melhoria da qualidade do ensino público do Estado é nossa prioridade durante todo o governo”, afirmou o secretário de educação, destacando que “é importante parabenizar e agradecer, também, a todos aqueles que fazem a escola: os diretores, os professores, os servidores que, de uma forma geral, participam do cotidiano desses alunos e que são também responsáveis por todo esse resultado que hoje comemoramos”.

Êxito - Um bom exemplo de sucesso e esforço é o da estudante Brenda Figueiredo, 18 anos, moradora do bairro da Terra Firme. Ela é estudante da Escola Estadual de Ensino Médio, Orlando Bitar. “Escutamos o listão todos juntos. Foi muita emoção ter a certeza que eu consegui”, disse a aluna que, em seguida, correu para festejar em casa. A jovem caloura do curso de Letras estudou “a vida inteira” na escola pública. “A minha escola contribuiu muito. Sempre participei de oficinas do Mais Educação, que davam reforço de Física, Química, Matemática e Redação”, relatou.

Em Icoaraci, a estudante da escola Avertano Rocha, Jamille Rodrigues do Carmo, 16 anos, foi aprovada no curso de Medicina da Ufpa. Ela estuda desde a quinta série naquela unidade de ensino e se preparou o ano inteiro estudando na escola e em casa em busca do sonho de cursar Medicina. Ela conta que, ao longo do percurso, a preocupação com a quantidade de concorrentes para o curso sempre esteve presente. “Me esforcei muito para conquistar essa vaga. 'A ficha está caindo'. Acho que acima de tudo a pessoa não pode desistir dos seus sonhos. É assim que a gente consegue chegar. Eu faço questão de reconhecer os méritos da escola, dos meus professores e da minha família, apesar de toda as dificuldades”, ressaltou.
Fonte: Seduc/Ascom

Nenhum comentário: