quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curso Elaboração de Projetos - 40h

EIXO 1


  •  Roteiro de Atividades
Obs.: Caro cursista, antes de executar qualquer atividade do curso, dê uma boa lida em todo o material disponível do curso, acesse também os links, os mesmos estão disponibilizados no ambiente do curso(Portal Escolar).

Ativ 1. 1 - Meu projeto pessoal/profissional
1.Nesta primeira atividade você é convidado a fazer uma introspecção, identificando algum aspecto dos projetos pessoais/profissionais que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma no fórum. Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras.
2 . Postar o arquivo desta atividade, tema “Projeto pessoal/profissional”.
3 . Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no fórum, para conhecer seus projetos deixar seu comentário.



Ativ 1. 2 – Diálogo teórico
1. Escolha um dos teóricos apresentados na tela “Linha do tempo” e faça um estudo mais aprofundado de suas idéias, consultando as fontes sugeridas ou outras que tiver acesso.
2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto e faça seus apontamentos;
3. Compartilhar com os colegas no fórum “Diálogo teórico”;
4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.

Atividade-1.3 – Projeto e suas características
Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas idéias considerando as leituras feitas e suas experiências:
Todo projeto é interdisciplinar ?
É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

Orientações:
1. Ler o artigo: Projeto: uma nova cultura de aprendizagem, feito pela professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, disponível no endereço abaixo:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0030.html
Também acessar link abaixo a cerca do tema interdisciplinaridade: www.educacional.com.br/reportagens/educar2001/texto04.asp
2. Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no fórum “Projeto e suas características”
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atividade- 1.4 – Banco de Projetos(Opcional)
Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar.
Orientações:
1. Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida e postar.
2. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no ambiente, para conhecer seus projetos.

Roteiro:
1.Nome do cursista:
2.Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4.Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referências

Atividade- 1.5 – Proposta de Projetos
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:
1. Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2. Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3. Compartilhar com os colegas da turma no fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);
4. Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.Salvar a atividade “Proposta de Projeto” e postar no ambiente.

Atividade - 1.6 - Reflexão sobre a aprendizagem

Atividade que encerra os estudos desse eixo, faça uma reflexão individual a partir das leituras, debates, indagações e produções elaboradas, cada participante pode revisar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse é um momento pessoal de registro do seu próprio precesso de instrospecção.
1 . Compartilhe com todos, postando no ambiente.

Nenhum comentário: