Atividade 1: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.
Orientações para a atividade 1
1.Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
2.Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
3.Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
4.Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
5.Poste a atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Socializando experiência com projeto e tecnologias, sub-tema:1.
6.Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Atividade 2: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitura e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
Orientações para a atividade 2
1.Explorar os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
2.Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor.
3.Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
4.Postar esta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Plano de aula, sub-tema: 1.
Atividade 3: conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
1.Após a leitura dos artigos indicados:
1.1- ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. – (Texto está no CD).
1.2 Prado, M. E. B. B.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação.
Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
Acesse: http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/Desafios_e_possibilidades.pdf
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/livro-salto.html
2. Apontar as idéias principais, buscando responder as perguntas:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
3.Registrar suas respostas com o uso de editor de texto.
4. Postar a atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Conceitos_Curriculo e TIC, sub-tema 1.
Bom trabalho!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário