quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Roteiro para execução e postagens das atividades da Unidade III

Atividade 1


Assista ao vídeo: Saltos no Tempo.
E leia a entrevista do profº Lucas Ciavatta, que se encontra no Cd.
Reflita:
Esse trabalho do Professor Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E para o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia?
Crie um texto considerando o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?
Orientações para postagens:
Poste na Biblioteca (material do aluno). Tema:“Vídeo: Saltos no Tempo” . Subtema: 1.

Atividade 2

Leia os trabalhos de seus colegas na Biblioteca (material do aluno) - lista de acervo. Tema:“Vídeo: Saltos no Tempo” . E comente-os no “fórum Comentários do vídeo Saltos no Tempo”.

Atividade 3 - Conhecendo repositórios de material digital

Esta atividade inclui um passeio por alguns sites na Internet e pelo material que está nos computadores em sua escola para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares.
Dicas: Se esta é a primeira vez que visita o Portal do Professor, passeie um pouco pelas diferentes áreas e clique em cada um dos botões que estão na página inicial. Veja que na seção “Espaço da Aula” há sugestões de como criar aulas explorando material digital. Veja se encontra boas idéias para seu trabalho ali. Pense em algumas aulas suas que poderiam estar ali para ajudar a outros colegas. Comente as aulas que gostar.
No link "Recursos educacionais" é possível encontrar produtos interessantes nas diversas áreas. A classificação destes produtos é feita por professores como nós e, nem sempre, percebemos todas as possibilidades de exploração de um produto que criamos. Por isso, você pode encontrar produtos que interessem a você que não estejam classificados como de sua área de interesse ou adequados às séries com que trabalha. Explore além da sua área de atuação e fará muitas descobertas como: a de encontrar e inventar usos variados para o que está ali. Isso também é autoria; sempre que inventar uma nova forma de usar algo que está no portal, coloque lá sua sugestão, certamente vai ser útil a outros.
Assim que tiver tempo, explore também um pouco do que há nos dois outros grupos. No Domínio Público, você encontra uma enorme coleção de textos literários, de Machado de Assis a letras de músicas de Chiquinha Gonzaga, passando ainda por literatura infantil e de cordel, entre outras.
Já no Rived, você encontra objetos de aprendizagem para diversas disciplinas. São produtos hipermídia que, com animações, textos, imagens paradas e algumas simulações, podem ser utilizadas em aula como elemento provocador ou para sistematizar conhecimentos. Não deixe de conhecer o que você tem em sua escola: pode ajudá-lo muito a fazer o trabalho com alguns conteúdos muito mais simples e interessante.
Saiba mais:
Cineduc: http://www.cineduc.org.br/
Programa Cine-educação: http://www.cineedu.com.br/
Kinema: http://www.valeapena.org.br/kinema/
Mnemocine: http://www.mnemocine.com.br/
Beatrix: http://www.beatrix.pro.br/
Petrobrás: http:www.portacurtas.com.br

Outras páginas na Internet que trabalham com produção de mídia digital:
Centro de Mídia Independente http://www.midiaindependente.org/
Rádio Favela http://www.radiofavelafm.cjb.net/1/
Rádio Livre: http://www.radiolivre.org/
Rádio Lê: http://www.ufmg.br/rede.le/radio/
Orientações para postagens: Crie, no editor de textos, um fichamento de duas aulas ou objetos de aprendizagem que lhe chamou a atenção e proponha outras formas de utiliza-las em sua prática diária, e crie links com os endereços das páginas que contenha as aulas avaliadas por você.
Postar na Biblioteca, com tema: Material digital, subtema:1
Não se esqueça de adicioná-los ao seu portfólio.

Atividade 4- Apresentação hipertextual

Tomando como base o que você analisou na atividade 3, vamos criar nossa própria atividade utilizando as mídias digitais que dispomos na nossa escola, começaremos pelo planejamento:

1.Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.
2.No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.
3.Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu, se estiverem na Internet faça os links necessários.
4.No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.

Obs.: Postar na Biblioteca (material do aluno). Tema: Apresentação hipertextual Subtema: 1.
Assista aos dois vídeos que se encontram no CD “Negros no Porão” e “Pau-Brasil”. São bem curtinhos e podem trazer boas idéias.
Atividade 5 – Autoria de objetos hipermídia
Planejamos a nossa atividade, agora é coloca-la em prática.
Nesta atividade estaremos estudando como trabalhar com várias mídias (vídeos, fotos, sons, textos).
Sugestões para a atividade: Montar uma apresentação hipermídia, mostrando o resultado do projeto aplicado em sala de aula, com fotos, imagens, som resultante do seu trabalho. O foco é sempre a sua prática como professor e como aprendiz. Nesta apresentação, podem incluir as fotos com o registro da atividade feita com os alunos.
Obs.: Postar na Biblioteca (material do aluno). Tema: Autoria de objetos hipermídia. Subtema:1.

Nenhum comentário: