quinta-feira, 28 de maio de 2009

Capacitação em serviço

Mesmo com suas atividades pedagógicas paralisadas em virtude da greve dos profissionais da educação, a partir de 28 de maio, o NTE promove capacitação dos professores da rede estadual de ensino da Escola Catete Pinheiro, na cidade de Rio Maria, com a Profª Erimunda Loiola ministrando o curso de 40 horas - Introdução à Educação Digital(Plataforma Linux Educacional).

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reforma Ortográfica


Você sabia que?

21 de maio é o dia dedicado a homenagear a língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação.
A uniformização da língua portuguesa ganha um especial destaque no ano de 2008, quando se concluiu o Acordo Ortográfico que pretende padronizar e unificar o modo de se escrever as palavras do português nos países em que hoje ele é falado.
No presente, além de Portugal e do Brasil, o português é a língua nacional de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe e Timor Leste. Trata-se da quinta língua mais falada no mundo contemporâneo. Ela é um patrimônio comum a mais de 200 milhões de falantes no mundo inteiro.

A idéia que está por trás do Acordo Ortográfico é a de que qualquer falante da língua, independentemente do país de que provém, possa se entender com os outros falantes do português em qualquer país onde ele é a língua nacional.

Saiba mais

Nota


Trabalhadores e trabalhadoras da Rede Estadual de Ensino no Município de Redenção, paralizaram suas atividades a partir do dia 18/05, aderindo a greve dos professores da Rede Estadual iniciada em Belém a mais de 15 dias.

Oficina de Blogs Educativos


Aconteceu no NTE a Oficina de Blogs Educativos com a participação de professores lotados nos Laboratórios de Informática das Escolas estaduais e municipais, além de coordenadores pedagógicos destas unidades de ensino.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Redenção comemora 27 anos de emancipação política em grande estilo.




Redenção é uma cidade, cuja história está alicerçada no processo de imigração. Socialmente possui uma etinografia bem diversificada constituída por maranhenses, cearenses, capixabas, sul rio grandense, piauienses, sergipanos entre outros que fizeram do município um lugar peculiar do sul do Pará.
E essa história se iniciou na década de 80 movida pela corrida do ouro e da madeira que tornou milionário muita gente. Gente que enxergou no solo dessa terra um futuro promissor.
Assim, Redenção nasceu da vontade de alguns “senhores” que deixaram suas terras em busca de crescimento, principalmente o econômico. Neste solo implantaram seus ideais, sua cultura, sua visão de mundo, transformando em pouco tempo um ramal de estrada em uma cidade produtiva. Me reporto aos pioneiros dessa cidade como o senhor Carlos Ribeiro, Luiz Vargas e o seu Ademar Guimarães que chegaram aqui com suas famílias e fincaram suas vontades, suas raízes.
Dessa forma, Redenção nasceu da vontade de poucos homens que vieram para cá produzir riquezas e encontraram nesta cidade muitas possibilidades de avanço e prosperidade. Do ano de 1980 até então Redenção avançou no que diz respeito ao avanço social, político e econômico. É uma cidade que se mostra dinâmica a cada dia e tem em sua econômia um montante considerável devido ao setor pecuárista e comércio e empresariado que aqui se instalaram.
Hoje nota-se que Redenção em termos de avanço econômico superou Conceição do Araguaia, uma senhora cidade que tem mais de 100 anos de emancipação. Redenção completa agora nesta quarta-feira dia 13 de maio de 2009, 27 anos de emancipação política e o que a cidade apresenta em termos de economia de mercado, crescimento social, empreendedorismo, é algo singular no cenário brasileiro. Poucas cidades em nível de Brasil conseguiram crescer tanto como Redenção no Estado do Pará. Realidade que torna uma Cidade, um Estado, um País, recanto para se viver bem e tranquilamente.

As festividades em comemoração aos seus 27 anos de emancipação política tiveram início com um show na praça Central no dia 12/05 e dia 13 várias atividades com premiações para a população que participou entusiasmada.

PARABÉNS REDENÇÃO!!!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Educarede

Atenção professores!!!


As inscrições para o curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC'S - 100 horas estão abertas para todos os professores que concluíram o curso de 40 horas - Introdução à Educação Digital, ou para quem preencher os pré-requisitos necessários.
Para maiores informações e inscrição acesse: www.eproinfo.mec.gov.br

*Clik em Inscrições e procure Seduc/Pa
- NTE - Redenção - Tecnologia na Educação:Ensinando e Aprendendo com as Tic's.

Aconteceu em Redenção...




Encontro Presencial do Curso Mídias na Educação ocorrido no dia 29 de abril no NTE – Redenção contou com a presença dos cursistas de: Conceição do Araguaia, Xinguara, Rio Maria, Pau D'arco e Redenção, sob coordenação do Profº Marcelo Carvalho, coordenador estadual do curso. O encontro serviu para o fortalecimento do curso e para tirar possíveis dúvidas dos cursistas em relação ao acesso à plataforma EPROINFO, e demais dúvidas sobre as questões pedagógicas que envolvem o curso. Agradecemos a presença de todos.