quinta-feira, 19 de novembro de 2009

20 de novembro Dia da Consciência Negra


O Decreto-Lei 13.707/04, sancionado pela então prefeita Marta Suplicy, em janeiro de 2004, e que instituiu o feriado do Dia da Consciência Negra.
As comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro - completam 38 anos em 2009. A data será lembrada, com feriado, em 225 cidades, de 11 estados. Entre elas, estão três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. Somente na capital paulista concentra a maior população afrodescendente fora da África, estimada em 3,2 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

Zumbi, o mito, considerado herói da resistência anti-escravagista, foi o grande líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas, população significativa para a época. Registros históricos indicam que ele, descendente direto de guerreiros angolanos, teria nascido, em 1655, no quilombo.

Muitas escolas de Redenção, também, comemoram essa importante data, desenvolvendo projetos com belíssimas apresentações como peças de teatro, grupos de danças, musicas, comidas típicas, etc.

Nenhum comentário: