O Prêmio “Curta
Histórias” é uma iniciativa do Ministério da Educação - por
meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão – SECADI e em parceria com a Fundação
Vale, Fundação Telefônica, Fundação Palmares e UNESCO. Em sua
segunda edição, o Prêmio objetiva originar ações que promovam a
diversidade étnico-racial brasileira, seguindo a perspectiva da Lei
10.639/03 e Parecer CNE 03/2004 com alunos das escolas públicas de
todo o país. Para tal, o tema da Edição – 2014 é
“Personalidades Negras”, homenageando o centenário de Abdias
Nascimento.
Realizar um concurso de
curtas-metragens em escolas públicas (federais, estaduais e
municipais) é uma forma de garantir a implementação da Lei nº
10.639/03 nos espaços escolares, bem como de fortalecer a luta
contra a discriminação racial no Brasil, pois suscitará discussão
e estudo no ambiente escolar a respeito de um assunto de suma
importância. Além disso, O Prêmio Curta Histórias possibilita que
educadores e educandos reconheçam e se apropriem do potencial das
tecnologias de informação e comunicação para a construção do
conhecimento a partir da relação entre os campos da educação,
comunicação e cultura digital.
Poderão participar
exclusivamente alunos (as) da Educação Básica matriculados em
instituições de ensino mantidas pela União, Distrito Federal,
Poder Público estadual ou municipal, optando no ato da inscrição
por uma das quatro categorias: Ensino Fundamental – anos iniciais,
Ensino Fundamental – anos finais, Ensino Médio, Educação de
Jovens e Adultos. As escolas poderão fazer uma única inscrição
por categoria e até quatro inscrições por unidade, conforme os
níveis de ensino de cada unidade.
As inscrições para o
Prêmio Curta Histórias ocorrerão no período de 25 de março a 25
de abril e mais informações podem ser obtidas no sítio da internet
ou por correio eletrônico.
Coordenação de
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI
Sítio
Correio Eletrônico
Redes Sociais
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