terça-feira, 19 de abril de 2016

Oficina SeducDigital e Lousa

Aconteceu dia 16/04, sábado, oficina com os professores da EEEM Engº Palma Muniz, sobre a Seduc Digital e a utilização da Lousa.


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ferramenta de estudo para o ENEM.

InscriçõesTrata-se da Plataforma Hora do Enem, lançada pelo governo federal nesta terça-feira, 5, no Palácio do Planalto. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes que irão realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo uma ferramenta inédita e gratuita. No Pará, o programa conta com a parceria da TV Cultura.

O programa foi apresentado pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que ressaltou as vantagens constatadas durante o período de experiência com a plataforma. “Com duas horas e meia de estudo personalizado, a partir do diagnóstico individual do estudante, a melhora do Enem é da ordem de 30%”, disse.
 Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados. Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC.
 Simulado – O primeiro simulado on-line será realizado já no próximo dia 30 para os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes pública e particular. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação oferecerá 120 mil acessos por meio de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio.
 Ainda estão previstos mais três simulados: dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os simulados seguirão o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas.
 MECFlix– Com apenas alguns cliques, o estudante tem à sua disposição vídeos de conteúdos para treino conforme suas necessidades, o MECFlix. O ambiente interativo tem estreia prevista para 30 de abril e traz ainda notícias atualizadas sobre o Enem, um programa diário produzido pela TV Escola e também com acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado de preparação para o Enem.
 Programa– Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola, Hora do Enem, ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem este ano com dicas de especialistas, vídeo resoluções realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.
Com duração de meia hora, o Hora do Enem será exibido todos os dias às 18h, com reprises às 7h, 13h e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, vão reproduzir o programa em suas grades.

 Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Enem– O exame é a segunda maior avaliação de estudantes do mundo e registrou mais de 6 milhões de participantes na última edição. A nota do Enem é utilizada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Também é a porta de entrada para estudantes em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Maiores de 18 anos podem, ainda, obter a certificação do ensino médio por meio do exame.


Faça seu cadastro e comece a estudar: https://geekiegames.geekie.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Seduc realiza recadastramento de seus servidores.

AtualizaçãoSecretaria com o maior número de servidores do Estado – cerca de 42 mil - a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá realizar o recadastramento de seus servidores.  O procedimento é obrigatório para todos os ativos do quadro de pessoal da Seduc distribuídos nos 144 municípios do Estado e deverá feito no período de 4 de abril a 18 de maio.


De acordo com a secretária de educação em exercício, Beatriz Padovani, o  recadastramento visa a implementação da política de atualização permanente dos dados funcionais dos servidores. Ela explica que abrangerá todos os servidores com lotação ativa na Seduc, incluindo os temporários, estagiários e a disposição (cedidos) e os que aguardam aposentadoria. É a atualização de um conjunto de informações quantitativas e qualitativas do quadro da secretaria.

 De acordo com a secretária, isso possibilita maior eficiência e eficácia na gestão das pessoas. “O que vai proporcionar um avanço contínuo na qualidade da prestação do serviço público educacional.”

 A secretária adjunta de gestão de pessoas, Dayse Ana Batista, informa que, o recadastramento torna-se necessário para que a secretaria possa garantir o direito à educação, permanência e cidadania oferecidas pela rede estadual de ensino. “Assim se proporciona a prestação de serviço com mais qualidade”.  

A secretária de Gestão de Pessoas explica que o processo de recadastramento será coordenado por uma comissão permanente de atualização cadastral, instituída para esse fim, por ato específico do Secretário de Estado de Educação.

A esta comissão compete a coordenação do processo, divulgando, orientando e monitorando junto às Unidades Administrativas do Órgão Central de Educação, Unidades Regionais de Ensino - URES e Unidades Seduc na Escola – USES, para eficácia da convocação.

Os servidores da Seduc que não se recadastrarem terão seus vencimentos suspensos da folha de pagamento, temporariamente, até que seja efetuado o recadastramento. Após prestadas as devidas informações, terão seus pagamentos restabelecidos, incluindo-se todos os créditos ou valores acumulados.