terça-feira, 28 de abril de 2015

Seduc define lotação de professores e servidores.


A Portaria 206/2015 da Secretaria de Educação (Seduc PA), assinada pelo secretário de Educação, Helenilson Pontes, na sexta-feira (24), e divulgada nesta segunda-feira(27) no Portal Seduc PA (www.seduc.pa.gov.br), estabelece critérios para a lotação de professores e servidores (apoio administrativo) nas unidades administrativas  e na rede pública estadual de ensino em Belém e interior do Estado para o ano de 2015.

A Portaria obedece à Lei Estadual 8.030, 21 de julho de 2014 -- que dispõe sobre a jornada de trabalho e as aulas suplementares dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Estado do Pará, e referenda a proposta do Governo do Estado na mesa de negociações com o sindicato dos professores. A Portaria será divulgada na edição do Diário Oficial do Estado do Pará desta terça -feira(28).

“A portaria está de acordo com os limites estabelecidos pela Lei 8.030, referente ao limite máximo de jornada e de acordo com a proposta que o Governo do Estado elaborou e apresentou à Justiça e aos trabalhadores da Educação””, afirma o assessor jurídico da Seduc PA,  Fagner Feitosa.

A última proposta apresentada pelos secretários Helenilson Pontes e a secretária de Administração, Alice Viana, em sintonia com a Procuradoria Geral do Estado (PGE),nas negociações com professores na semana passada, abrange: pagamento do piso, o limite de 70 horas de aulas suplementares na jornada, que chega a 284 horas por mês, garantindo assim que a remuneração inicial do professor fique em R$ 5.525,54, podendo chegar a até R$ 8.840,10, se acrescidas de vantagens pessoais. São 44 horas semanais para os professores, totalizando 220 horas mensais, em sintonia com a Lei 8.030.

Para o secretário Helenilson Pontes, a intenção da Seduc PA com a Portaria é disciplinar a jornada de trabalho dos professores e servidores da Seduc PA, de modo a garantir a qualidade de ensino na rede. “Estamos dinamizando o funcionamento das unidades escolares e da própria Seduc.

Então, essa Portaria servirá para que possamos, a partir da lotação dos professores e servidores para o ano de 2015, atendermos com qualidade aos estudantes matriculados na rede pública estadual, porque essa proposta viabiliza uma carga de trabalho compatível com um desempenho mais produtivo dos professores e servidores nas escolas”, afirma o secretário da Seduc PA.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nova oferta de curso de inglês será aberta nesta sexta, 24/04 às 12h.


Será aberto nesta sexta-feira, 24/04, ao meio-dia, o prazo de inscrições na quarta oferta de cursos presenciais de língua inglesa do programa Idiomas sem Fronteiras. A oferta abrange estudantes de graduação, mestrado e doutorado, técnicos administrativos e professores ativos em universidades credenciadas como núcleos de línguas (NucLi).
Podem participar dos cursos os candidatos que tenham realizado e recebido o resultado do exame Toefl–ITP [test of english as a foreign language – integral transformative practice] por meio do programa.
Os cursos de inglês do Idioma sem Fronteiras, além da finalidade acadêmica, servem de preparação para exames de certificação de proficiência, como o Toefl, o IBT [internet based test] e o Ielts [international english language testing system], com quatro, três ou dois encontros semanais. Podem ser oferecidos em dois blocos de duas horas, quando intensivos e preparatórios para os exames. A carga horária de cada turma e a distribuição de aulas fica a critério da universidade, de acordo com o nível de proficiência que cada curso exige.
As inscrições devem ser feitas on-line, pelo sistema IsF. O resultado das inscrições será divulgado em 11 de maio próximo, a partir das 12 horas, e por correio eletrônico. As aulas terão início em 18 de maio.
Mais informações no edital de abertura da oferta 4 do programa Idiomas sem Fronteiras.

Fonte: mec.gov.br

Financiamento estudantil pelo Fies tem novo prazo.

O Ministério da Educação decidiu prorrogar o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes terão até 29 de maio para concluir o processo de renovação dos contratos. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido para o dia 30 próximo, como informado anteriormente.
“O MEC tomou essa decisão, em conjunto com o FNDE, para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta quinta-feira, 23, em Brasília.
A portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União. Ela será assinada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan de Lima Alencar.
Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
Fonte: mec.gov.br