quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Oficina Conteúdos Digitais


Está acontecendo no NTE  de 23 a 27 de setembro, a Oficina Conteúdos Digitais, ministrada pelo professor Jó Elder Vasconcelos  lotado na SEDUC/NTE Abaetetuba. A oficina é voltada para os servidores da rede pública de ensino, como: professores do NTE Redenção, professores, coordenadores e diretores das escolas estaduais (com prioridade para professores lotados nos Laboratorios de informática).
Conteúdos:
1. Ativação, configuração e manuseio dos TABLETS EDUCACIONAIS.
2. Integração da Lousa Digital ao projetor multimídia.
3. Ferramentas On-line
4. E-proinfo e novos cursos Proinfo.
Participam da formação representantes das escolas estaduais Maria Benta, Palma Muniz, Deuzuita Pereira (Redenção), Catete Pinheiro (Rio Maria) e Paulo Hannemann( Pau D'arco).

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estado inicia pagamento dos salários de setembro na terça-feira, 24/09.

 O governo do Estado inicia, nesta terça-feira (24) o pagamento dos servidores públicos da administração direta e indireta, referente ao mês de setembro de 2013. Segundo o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), os inativos militares e pensionistas civis e militares serão os primeiros a receber. O pagamento será encerrado na segunda-feira (30), com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da capital e do interior. Abaixo, o calendário de pagamento:
 

Dia 24 (terça-feira) - Inativos Militares e Pensionistas Civis/Militares.
 
Dia 25 (quarta-feira) – Inativos Civis E Pensões Especiais/Sead.
 
Dia 26 (quinta-feira) – Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, Procuradoria Geral, Naf, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran, Secom e Setur.
 
Dia 27 (sexta-feira) – Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Cdi, Ceasa, Cohab, Cpc/Renato Chaves, Detran, Egpa, Emater, Fcg, Fcptn, Fcv, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital De Clinicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Imep, Iasep, Igeprev, Ioe, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa, Cph e Ngtm. 
 
Dia 30 (segunda-feira) - Seduc
 (Sead)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Novo programa pretende estimular vocações de professor e cientista.

O Ministério da Educação lançou quarta-feira, 18, em Brasília, o programa Quero Ser Professor, Quero ser Cientista, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública. A proposta do programa é despertar vocações docentes e científicas, com ênfase em matemática, química, física e biologia.

Inicialmente, serão oferecidas 40 mil bolsas de iniciação júnior, no valor de R$ 150, para estimular a participação dos estudantes em atividades de monitoria, pesquisa cientifica e tecnológica, bem como em visitas a universidades federais para manter contato com laboratórios e pesquisas. A meta é ofertar 100 mil bolsas.

“No contraturnO Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira, 18, em Brasília, o programa Quero Ser Professor, Quero ser Cientista, voltado para os estudantes do ensino médio da rede pública. A proposta do programa é despertar vocações docentes e científicas, com ênfase em matemática, química, física e biologia.

Inicialmente, serão oferecidas 40 mil bolsas de iniciação júnior, no valor de R$ 150, para estimular a participação dos estudantes em atividades de monitoria, pesquisa cientifica e tecnológica, bem como em visitas a universidades federais para manter contato com laboratórios e pesquisas. A meta é ofertar 100 mil bolsas.

“No contraturno, os alunos vão fazer pesquisa e terão apoio de professores universitários”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Eles vão visitar laboratórios de física, química, vão fazer pesquisa em matemática e biologia para desenvolver o talento e estimular a vocação para áreas em que o Brasil ainda tem demandas abaixo do que precisa.”

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede atualmente 10 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai oferecer outras 30 mil, com início previsto para 2014. O investimento inicial será de R$ 54 milhões no primeiro ano.

As bolsas de iniciação júnior serão prioritariamente concedidas a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental da rede pública dos estados, preferencialmente em escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador. Também são candidatos às bolsas os premiados em olimpíadas cientificas e participantes de projetos vinculados a programas apoiados pela Capes e pelo CNPq.

Até o fim deste mês, será publicada portaria da Capes para a adesão, ao novo programa, de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia participantes de programas de formação e valorização docente da própria Capes. As instituições que aderirem terão de apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas em articulação com as secretarias estaduais de Educação.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MEC receberá propostas de aplicativos para tablets educacional.

O Ministério da Educação abriu inscrições até 21 de setembro para o recebimento de propostas de aplicativos educativos para tablets, que tenham por objetivo enriquecer o currículo dos alunos, bem como contribuir para a formação continuada dos professores.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, o aplicativo deve ser totalmente gratuito para o usuário, funcionar no sistema operacional Android 4.0 e ficar hospedado na loja virtual Google Play. Os aplicativos inscritos devem estar redigidos em língua portuguesa, ou traduzidos para o português do Brasil. Também serão aceitos aplicativos educativos nos idiomas inglês e espanhol, desde que sejam aplicativos de cursos dos respectivos idiomas.

Os aplicativos podem ser desenvolvidos para quatro áreas diferentes. A primeira delas é de enriquecimento curricular, voltada para as diferentes etapas da educação básica. Há também duas áreas voltadas para a capacitação dos professores e por fim, uma área para desenvolver aplicativos acessíveis para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades-superdotação.

Em 23 de setembro, haverá a instalação de um comitê técnico, que avaliará as propostas inscritas. A homologação dos resultados será publicado no DOU em 22 de novembro. O prazo para recursos vai de 25 de novembro a 2 de dezembro. Os resultados finais sairão em 10 de dezembro.

Experiência – O professor Rony Claudio de Oliveira Freitas, do Instituto Federal do Espírito Santo, desenvolveu um aplicativo de matemática baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, utilizado para ensinar conceitos de número e operações aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo ele, a intenção é transformar o processo de aprendizagem de matemática em algo interativo e lúdico. Rony explica que o professor pode utilizar o aplicativo como forma complementar ao que já realiza em sala de aula com os materiais tradicionais. Ele pretende também criar um software para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento da atividade nesse aplicativo, fornecendo dados sobre o desempenho dos alunos, o tempo gasto, e a trajetória de resolução.

A criação do aplicativo é fruto da continuação da pesquisa de mestrado do professor Rony, intitulada Um Ambiente para Operações Virtuais com o Material Dourado. A pesquisa de mestrado resultou em um software. Em 2012, o docente participou de um edital de incentivo a projetos de pesquisa do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo, em que foi contemplado e recebeu apoio financeiro para o projeto Um aplicativo para Android como potencializador da aprendizagem de conceitos de número e operações aritméticas. A parte técnica do aplicativo foi desenvolvida por José Alexandre Macedo, estudante do mestrado em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no Google Play.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da assessoria de comunicação social do Instituto Federal do Espírito Santo

Confira o edital, na íntegra, e a retificação do cronograma

Fonte: www.mec.gov.br
 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena - Etapa Distrital.

Acontece de 10 à 12/09/2013 no auditório da Escola Tancredo Neves a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena - Etapa Distrital. 
Esta conferência tem como tema central: "Subsistema e Atenção à Saúde Indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada".
O evento conta com a participação dos orgãos de gestão e controle da etnia Kaiapó, bem como representantes do governo federal e municipal, além da sociedade civil. 
Podemos destacar a grande presença da nação indígena Kaiapó na conferência.

A presidente Dilma Rousseff garante mais investimentos para a educação.

Foi sancionada nesta segunda-feira, 9, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. O projeto final foi aprovado na Câmara em 14 de agosto, depois de ter sido votado no Senado.

Em seu discurso, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou a importância destes recursos, que, segundo ela, vão tornar irreversível o processo de redução da desigualdade no Brasil. Dilma ainda destacou que é preciso melhorar a qualidade dos serviços prestados no país. A presidenta ressaltou que os recursos representam mais investimentos em escolas de tempo integral, creches, bem como mais capacitação para os professores e melhores remunerações.

“Esse processo é a necessidade de darmos um salto de qualidade de ensino no Brasil, para dar um salto na qualidade de todas as atividades, da criação científica até a economia” afirmou Dilma. “Sabemos que o brasileiro precisa estudar, e os brasileiros querem estudar mais. Por isso, considero que é uma questão de emancipação esse processo de destinação dos recursos do petróleo, do pré-sal e pós-sal, para ampliar e melhorar o acesso à qualidade do ensino do Brasil.”

O primeiro repasse, de R$ 770 milhões, deverá ser feito ainda em 2013; chegando a R$ 19,96 bilhões, em 2022, e a um total de R$ 112,25 bilhões em dez anos.

“Esta é a receita mais promissora do Estado brasileiro. É a vinculação mais estratégica que o país podia fazer. Os royalties vão preparar o Brasil para o pós-petróleo. O petróleo acaba e as futuras gerações não terão essa riqueza”, salientou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Acho que essa é a maior vitória das futuras gerações em todo o período recente da historia do Brasil”, completou.

A lei sancionada nesta segunda-feira também determina que 25% dos royalties devem ser usados em saúde. Os royalties que serão destinados para educação e saúde se referem apenas aos novos contratos da União com comercialidade declarada a partir de 3 de dezembro de 2012. Royalties de campos em atividade há mais tempo continuarão a ser aplicados pelos governos estaduais.

A Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013, que destina novos recursos à educação, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 10, seção 1, página 1.

MEC abre inscrições para o curso piloto Desenvolvimento de Games destinadas a alunos do ensino médio.

O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com a UFG/LabTime iniciará a partir do dia 16 setembro de 2013, o Projeto Piloto do Curso para Desenvolvimento de Games, que será realizado a distância, pela internet. O projeto pretende capacitar jovens talentos para desenvolver técnicas de programação para sistemas e habilidades para a produção de jogos digitais e , a partir dessa iniciativa, criar a maior comunidade de games do país.

A proposta é que a oferta piloto tenha 3 mil vagas distribuídas para aluno de todo o território nacional que estejam cursando o ensino médio em alguma escola da rede pública de ensino.

Para participar dessa oferta piloto, o aluno deve estar cursando o ensino médio em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil. Deve realizar o cadastro no ambiente e inscrever no Curso Desenvolvimento de Games - Piloto 2013. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado será o e-Proinfo, disponível em http://e-proinfo.mec.gov.br.

O período de inscrição será de 28 de agosto a 11 de setembro de 2013, com início do curso no dia 16 de setembro e finalização em 16 de dezembro de 2013 no seguinte endereço : http://www.labtime.ufg.br/labtime/cgames/inscricao .
Aproveite esta oportunidade e mostre o seu talento!