quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

I Seminário de integração e avaliação do Projeto Um Computador por Aluno – UCA no Estado do Pará.

Auditório UFPA - espaço onde foi realizado o evento
Coordenadora Divina e profª Amélia

 A Universidade Federal do Pará - UFPA, que acompanha no Pará o Projeto Um Computador por Aluno – UCA, tendo a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP como a entidade global junto ao MEC, promove em Abaetetuba dia 11/12, em São João da Ponta dia12/12 e em Belém nos dias 13 e 14/12/12 o I Seminário de integração e avaliação do Projeto Um Computador por Aluno – UCA no Estado do Pará.
Este seminário tem como objetivo compartilhar as experiências pedagógicas realizadas nos dez municípios participantes do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e avaliar o desenvolvimento das ações realizadas pelas unidades escolares com o laptop educacional.
Estarão participando os pesquisadores das IES, Representantes das SEDUC, Coordenadores do Projeto UCA, Multiplicadores dos NTEs/NTMs, professores e representantes das escolas beneficiadas pelo projeto UCA. 
A Escola Maria de Fátima na cidade de Conceição do Araguaia foi comtemplada com o projeto UCA. E tivemos a oportunidade de participarmos do evento, o NTE Redenção representado pela Professora Aparecida (formadora do projeto na Escola Mª de Fátima, juntamente com o Profº Jó Elder) e as professoras Amélia, Márcia, Jercilene e Divina, integrantes da Escola Mª de Fátima.
O evento foi proveitoso, tivemos a oportunidade de compartilhar várias experiências do uso  pedagógico do laptop educacional e ouvimos a fala de várias autoridades envolvidas no processo, dando novos direcionamentos ao PROUCA em nível de Brasil.

1º dia -  Video conferência Pará/Acre/Rondônia

2º dia - Apresentação UCA -  Escola Mª de Fátima - Profª Cida, NTE Redenção e Divina, Coordenadora
Cont. da apresentação com o  Profº Jó Elder e Divina

Profºs  Jó e Cida - NTE Redenção e Abaetetuba(formadores UCA Mª de Fátima)

Hamilton(UFPA), Amelia, Divina, Marcia. Cida, Jó Elder, Jercilene, Roberto(profº UFPA)


Profªs Cida, Marcia Jercilene, Divina e Amelia

Mesa Redonda (UFPA,UNDIME,SEDUC,MEC,UNICAMP)
Profªs Nielci, Bette Prado (UNICAMP)  e Cristina (Tec. MEC)

Professoras UCA Mª de Fátima e seu motorista Sr. Valdemar



 
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Congresso Internacional de Software Livre.

O Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico - Consegi 2012 será realizado em Belém/PA, no período de 3 a 7 de dezembro. O evento acontece juntamente com o Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviços Públicos (ConSerpro), formando a Semana de Tecnologia do Pará.
De 3 a 5, o Consegi será dedicado à realização de oficinas técnicas e, nos dias 6 e 7, os painéis, debates e palestras são o foco do evento. O Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia  em Belém, previsto para receber os dois eventos.
Em 2012, o Serpro propõe como discussão o tema mobilidade digital. A expectativa é refletir e debater os avanços e novos caminhos para as soluções de governo eletrônico direcionadas aos dispositivos móveis. Além do tema principal, também serão discutidos os assuntos: Informática e Sociedade; Comunicação pós PC - Redes do futuro; Aplicações de Governo Eletrônico e Novas Tecnologias de TIC.
O evento é gratuito e aberto a agentes públicos, cidadãos, estudantes, hackativistas, profissionais de tecnologia, pesquisadores e a todos os interessados em conhecer aplicativos, equipamentos, serviços e soluções mobile criadas por governo e sociedade. O Congresso promoverá diversos  debates sobre inovações tecnológicas que ampliem o acesso à informação, agilizem a prestação de serviços e facilitem o dia a dia das pessoas, em qualquer hora e lugar .
O Consegi oferece mais de duas mil vagas gratuitas em cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios, além de espaços de diálogo em palestras, painéis, mesas-redondas, desconferências e showrooms
Os interessados em participar dos estandes de tecnologia e inovação podem se inscrever no site www.consegi.gov.br ou diretamente no local durante todos os dias do evento.