segunda-feira, 28 de junho de 2010

Concurso de Blogs.


Aconteceu hoje, 28/06, reunião com representantes das escolas municipais e estaduais do município, para tratarmos de assuntos referentes ao I Concurso de Blogs do NTE, o Educablog 2010, uma ação articulada entre a CTAE e o NTE, que envolverá gestores de escolas, alunos, professores, técnicos, professores das salas de informática e a comunidade. O mesmo ocorrerá no 2º semestre, com o objetivo de promover o uso dos blogs como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informações nas escolas, enquanto ferramenta instigadora de interação e construção coletiva de conhecimento dentro e fora do espaço escolar.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Institucionalização dos NTE's Pará

Os Núcleos de Tecnologias Educacionais – NTE, foram institucionalizados através de portaria N° 47/10-GS criada pelo secretário de educação profº Luís Cavalcante, como unidades escolares estaduais de formação de gestores, técnicos em educação, professores e alunos, publicado no diário oficial. Com funcionamento nos três turnos, sendo asseguradas as condições pedagógicas, administrativas e financeiras para o ensino das tecnologias educacionais e para o acompanhamento e avaliação dos projetos pedagógicos voltados para a utilização das tecnologias nas escolas da rede pública estadual.
Acesse a portaria.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Inscrições do ENEM


Estão abertas desde segunda-feira, 21, pela internet, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O período se estenderá até 9 de julho. As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro. Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame, ao se inscrever, responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.

Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio, os que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e os de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e assinem declaração de carência.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos — não é possível tirar o CPF pela internet.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser feito por pessoas que buscam o certificado de conclusão dessa etapa de ensino. Ou seja, quem não cursou ou não concluiu o ensino médio tem agora a chance de fazer a prova. Caso atinja a pontuação mínima exigida — 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação — terá direito ao certificado.

Como estabelece o edital retificado, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 22, o candidato à obtenção do certificado de conclusão não precisa ter frequentado a escola regular nem a educação de jovens e adultos. A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova.
Fonte: www.mec.gov.br