terça-feira, 30 de março de 2010

I Jornada de Oficinas multidisciplinares da EEEM Engº Palma Muniz

A Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Palma Muniz nos dias 29 e 30 de março de 2010, realiza a I Jornada de Oficinas Multidisciplinares. Um projeto discutido com todo o corpo escolar ainda no planejamento no começo desse ano letivo.
Dentre as atividades do Calendário Interno da Escola, as Oficinas Multidisciplinares inicia um ciclo de uma proposta educacional cujo objetivo macro: é motivar, estimular, incentivar, quebrar as barreiras na busca do conhecimento. E nessa I Jornada o NTE – Núcleo Tecnológico de Educação de Redenção/PA, ministrou uma das oficinas – a de Informática – numa parceria com a Escola Palma Muniz estreitando laços de produção do saber sistematizado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Novas turmas de 40 h

O Curso de Introdução à Educação Digital - 40h tem o propósito de familiarizar, motivar e preparar professores e gestores escolares da rede pública de educação básica para utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis na internet.
Novas turmas foram formadas, e outras já estão inscritas, no turno da manhã com o profº Getulino, à tarde profª Orlandina e à noite foram formadas duas turmas, segunda e terça-feira com a profª Cida e quarta e quinta-feira com a profª Erimunda.


(Turma de quarta e quinta-feira)
Turmas de segunda e terça - feiras - Profª Cida


quinta-feira, 18 de março de 2010

Páscoa...



A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa, que possui diversos significados. Em termos históricos, ela celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa.
Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo. Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo (o que é feito por meio da eucaristia), no domingo de Páscoa, esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O Pará em destaque

A produção de brinquedos educativos feitos com Miriti e sua utilização no ensino de ciências
Autores
Luana Letícia Silva dos Santos, Glenda Ronely Gomes Correa
Orientador
Ângela Costa Santa Brigida
Instituição
E.E.E.F.M. Joaquim Viana

Resumo
Foram construídos brinquedos educativos que servirão como instrumentos complementares nas aulas de Física, Química e Biologia utilizando-se como matéria-prima o Miriti (Mauritia Flexuosa), que pode ser adquirido com facilidade na capital, Belém. O presente projeto visa despertar o interesse dos alunos do ensino médio para a disciplina de Física, Química e Biologia, a partir da construção de brinquedos educativos, desenvolvendo, assim, a criatividade, estimulando a curiosidade e relacionando-os ao cotidiano dos alunos. A fabricação dos brinquedos privilegiou um planejamento segundo a escolaridade e os conteúdos da disciplina, os brinquedos foram construídos juntamente com os alunos por meio de oficinas ministradas pelo professor coordenador do projeto. Os brinquedos escolhidos foram: rato, roda-gigante, tatu, cobra, barco, periscópio, estrutura de DNA, células animais e vegetais e modelos atômicos de diversas estruturas. Os estudos teóricos foram baseados em cada brinquedos, dentre eles, temos: Movimento Circular, Transmissão e Conservação de Energia, Empuxo, Óptica Geométrica, Ecologia, a Célula, Tabela periódica, Química Orgânica, dentre outros. Esse projeto tem como meta construir no prazo de um ano, diversos brinquedos para serem usados em sala de aula, visto que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Joaquim Viana não possui um laboratório Multidisciplinar para que as aulas práticas dessas disciplinas sejam ministradas.

Assista ao vídeo:

Este trabalho está participando da Febrace (Feira Virtual de Ciência e Engenharia) e concorre a um prêmio nacional, precisamos fazer nossa parte: divulgar e votar. Trata-se de um trabalho inovador e criativo.

Solicito aos professores de Sala de Informática que publiquem esta texto em todos os blogs das escolas e peçam para os alunos e professores votarem neste projeto.
O processo de premiação já está na etapa final e depende de nosso apoio (votos) para se classificar.

Para votar no projeto visitem o seguinte sítio:
www.febrace.org.br/virtual/EXA/211

Blogueiros paraenses uni-vos!

Por: Marcelo Carvalho

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher - 8 de março


ROSA
Pixinguinha
Tu és, divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito seu

Tu és a forma ideal
Estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão, se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus o quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia
Ao pé do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer